Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

29.6.11

Mais Dicas de Econimia, por Fabiana Vaz

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Temos a honra de receber no nosso blog mais uma matéria da Cientista Econômica e Contábil Fabiana Vaz de Almeida, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso e pela Unigran.

Ela estará conosco todas as segundas, aproveitem as suas dicas.

Bjkas.
Paulinha


 
Dicas de Economia
Planejamento e organização são itens essenciais para uma boa rotina financeira. Fazermos nosso orçamento doméstico é muito útil para nos planejarmos, no entanto organização é fundamental, para isso precisamos fazer um calendário de pagamentos, faça algo agradável aos olhos, assim será mais fácil realizar o seu controle.
Ainda que o calendário seja muito útil, ele não será o suficiente se você não mapear todas as suas despesas e principalmente se você não tiver um controle dos boletos recebidos e das contas já pagas, fique atenta, pois alguns boletos podem estar direto no Débito Automático ou mesmo no Débito Direto Autorizado e se você não fizer sua contabilidade pessoal, terá problemas com possíveis contas indevidas ou até mesmo a ausência de pagamento das mesmas.
Se você administrar sua vida financeira, assim como administra uma empresa, terá tudo organizado, para qualquer eventualidade, e para isso que tal fazer um arquivo com todas as contas e seus respectivos comprovantes de pagamento.
Pode até parecer bobagem, mas essas pequenas dicas podem fazer a diferença em seu planejamento e organização financeira, bem como todos os comprovantes de pagamentos são documentos e você pode precisar dele, ainda que ocasionalmente. Se você preferir, opte pelo arquivamento digital, é prático e muito acessível.
Para facilitar ainda mais, você pode listar todos os seus compromissos, com a previsão de data de entrega da guia de pagamento, a forma de recebimento dessa guia, o vencimento e a forma que você utiliza para efetuar esse pagamento, você poderá acrescentar essas informações em seu calendário, assim se vir a ocorrer a não entrega da guia, você saberá exatamente o vencimento e adotar os procedimentos para efetuar o pagamento dentro do seu planejamento financeiro.
É importante que se tenha em mente, que tudo isso são rotinas financeiras, portanto isso é um acompanhamento diário, você deverá fazer isso diariamente, evitando qualquer transtorno futuro. Estabeleça um horário na sua agenda e faça isso diariamente, com o tempo isso se tornará um hábito.
São coisas simples, mas que te auxiliará e muito no controle de suas finanças. Mas não se esqueça, que tudo isso depende exclusivamente de você, somente você poderá fazer a diferença em sua vida. Portanto faça valer a pena, e viva intensamente.

Fabiana Vaz de Almeida

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe