Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

9.5.11

Controle Seus Gastos, por Fabiana Vaz

Postado por FICsDaPaulinha |


Temos a honra de ter como colaboradora, a Cientista Econômica e Contábil Fabiana Vaz de Almeida. Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso e pela Unigran, ela nos dará ótimas dicas semanalmente.
Aproveitem.
Bjkas.
Paulinha

Dicas para controlar os gastos
Quando tratamos de finanças pessoais o primeiro questionamento que fazemos para nós mesmos é quanto ganhamos, mas deveríamos nos questionar o quanto gastamos, e acabamos nos esquecendo de um principio fundamental ao recebermos nossos rendimentos, o orçamento do mês, a programação antecipada de tudo que faremos.
Quanto gastaremos com moradia, alimentação, transporte, educação, saúde, vestuário, cuidados pessoais, lazer e investimento, é isso mesmo, o investimento deve fazer parte de nossos gastos, e a melhor dica, é que se possa investir mensalmente no mínimo 10% de sua renda. Com isso você pode sair do parcelamento e aproveitar as promoções que sempre surgem quando estamos sem dinheiro, e com o intuito de aproveitarmos acabamos por cair na cilada do cartão de crédito e do crediário, sem ao menos pensar nos juros que estamos pagando ou se a fatura do cartão de crédito está dentro do orçamento do mês.
Devemos ficar atentos com nossos cartões de crédito, é um mal necessário, sim, faz parte do nosso cotidiano, não deixa de ser uma segurança, evitando com que andemos com dinheiro, mas não deixa de ser uma cilada, hoje não é estranho ao nos depararmos com pessoas que possuem 03 a 04 cartões de crédito, cujo limite ultrapassa sua própria renda, ou seja, como você pode ter um orçamento superior ao que você ganha, isso é totalmente irracional, então tenhamos consciência que ter cartão de crédito é inevitável, mas tenhamos somente um, será mais fácil o controle.
Tenha tudo anotado, não confie seus gastos somente a sua memória, ela pode falhar, quando nos depararmos com aquela super promoção e claro tenhamos muita força de vontade. Assim, primeiramente você deverá anotar seus gastos mensais que fazem parte de sua rotina, água, luz, telefone, TV a cabo, aluguel, tudo o que for despesa fixa, é prioridade, nunca se esqueçam disso, deixem de ir ao cinema ou ao barzinho, mas jamais deixem atrasar suas despesas fixas, elas podem virar uma bola de neve, depois que você programou sua despesa fixa, programe suas despesas variáveis, o seu lazer, aquela revista que você quer assinar, aquela viagem, aquele passeio, aquela roupa ou até mesmo, aquele jantar especial que você está desejando, tudo é possível, desde que você tenha consciência do que está fazendo e a programação é a melhor solução, portanto:
- Programe-se;
- Não exagere no cartão de crédito;
- Priorize suas despesas fixas;
- Não esqueça que o seu lazer faz parte dos seus gastos;
- E, investimento é fundamental, independente da sua renda.
Você não precisa deixar de viver e ser feliz controlando seus gastos, você só precisa priorizar as ordens do acontecimento. Seja feliz e desfrute com sabedoria tudo o que a vida possa lhe proporcionar.

Fabiana Vaz de Almeida

1 comentários:

Anderson Nunes Vieira disse...

Ótima matéria Fabiana. Hoje em dia são poucos os economistas que se dedicam a economia do lar. Como bem você falou o dinheiro de plástico, como foi apelidado o cartão de crédito, pode ser uma armadilha se o consumidor não souber usa-lo. O aumento do crédito e o uso cada vez maior do cartão se deve a boa fase da economia brasileira, porém com o risco da inflação novamente, o governo aumentando a Selic quase que mensalmente os bancos tendem a aumentar o limite de crédito e esticar os prazos para esconder a alta dos juros. Tenhamos cautela na hora das compras.
Abraços

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe